Seguidores

terça-feira, 25 de novembro de 2008

os negros em busca de seus direitos



No dia 20 de novembro comemora-se o dia da consciência negra. Ninguém nasce racista, o racismo começa em casa e nas relações sociais.
A escola é um espaço muito importante para se combater o racismo. Nos tempos em vivemos ainda podemos ver muitos casos de racismo, em toda a sociedade.
Com o fim da escravidão, os negros não ficaram totalmente libertos, deixaram de ser escravos, mas não lhes foi dado o direito ao trabalho digno, a sociedade, a educação e a saúde, foram excluído desses direitos. Devemos nos lembrar que os negros pertencem a uma única raça a raça humana.
O povo negro teve uma contribuição muito importante para o Brasil, foram os agentes construtores d, sem eles o Brasil não seria a nação que é hoje. Apesar de tudo isso a desigualdade continua. As cotas nas Universidades são consideradas medidas de reparação, compensação e de inclusão sócio-cultural. O desempenho de negros cotistas foi muito satisfatório na medida dos cursos tendo sido em alguns cursos até superior ao dos brancos.
Texto produzido pela Aluna Helena Basso da 3ª fase A da EJA " Educação de Jovens e Adultos" da Escola Municipal Armando Campos Belo"