ESCOLA MUNICIPAL ARMANDO CAMPOS BELO
Evermonda Oliveira dos Santos
Manoel Laurindo dos Santos Neto
Silvia Sanabria
Silvia Sonoda Matsubara
4ª BRIGADA DE CAVALARIA MECANIZADA
FUNÇÃO E OBJETIVOS E HISTÓRIA
DOURADOS/MS,
2009
Projeto apresentado para conclusão do Curso Sensibilizando os Professores para a Utilização dos Recursos Tecnológicos interados às práticas Educativas, ministrado na Escola Municipal Armando Campos Belo, sob orientação da professora Adriana Pedroso.
I INTRODUÇÃO
O Projeto “4ª Brigada de Cavalaria: História, Função e Objetivos” propõe um estudo preliminar sobre a história da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados e seus objetivos perante a sociedade Douradense.
Após estudos feitos em sala de aula, e pesquisas no laboratório de informática sobre dados a respeito do tema trabalhado, o termino do projeto, culminara com uma visita feita a 4ª Brigada, com os alunos do 6ª ano A
II JUSTIFICATIVA
O Exercito Brasileiro tem um papel muito importante na formação da cidadania brasileira e na consolidação do Território Nacional, o tema do projeto e buscar passar aos alunos a importância das forças armadas para uma nação
Através deste estudo, os alunos, poderão obter conhecimentos sobre a o Exercito Brasileiro e Função perante a Nação Brasileira
III OBJETIVOS
III.I OBJETIVO GERAL
Desenvolver a capacidade de compreensão de alguns fatos históricos, função e objetivos da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados MS.
III.II OBJETIVOS ESPECIFICOS
• Demonstrar a necessidade de conhecer a história da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados MS.
• Localizar a origem histórica de Exercito Douradense.
• Conhecer as principais conquistas 4ª Brigada.
• Elaborar um texto sobre a 4ª Brigada.
• Observar a disciplina, hierarquia existente no Exercito brasileiro.
IV METODOLOGIA
• Desenvolver trabalhos em grupos
• Pesquisa em fontes históricas.
• Aulas expositivas.
• Debates.
• Confecção de cartazes e exposição dos mesmos.
• Produção de textos.
• Registros fotográficos dos fatos históricos da escola e do desenvolvimento do projeto.
• Montagem de slides.
• Uso da sala de tecnologia.
• Visita a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados MS, no dia 24/08/09
V . RECURSOS
• Fontes escritas.
• Registros de jornais e fotográficos.
• Documentos da escola.
• Sala de tecnologia: Internet, Power Point, Word.
• Cartazes.
• Data show
• Retroprojetor.
• Câmara fotográfica
VI AVALIAÇÃO
A avaliação deverá acontecer durante todo o processo, percebendo os progressos e as dificuldades dos alunos.
Como fechamento do projeto, apresentar uma exposição para toda a comunidade escolar, com slides, cartazes.
VII CRONOGRAMA
ATIVIDADES Jul/09 Ag/09 Set/09 Out/09 Nov/o9
Elaboração do projeto 10
Levantamentos de informações 29 a 10
Pesquisa no laboratório de informática e confecção de cartazes 29 20
Visita a 4ª Brigada 16
Digitação das redações 23
Apresentação dos resultados do projeto á escola X
Entrega de resultados X
VIII . REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7as_Armadas_do_Brasil
http://www.exercito.gov.br/02ingr/Profmili.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/4%C2%AA_Brigada_de_Cavalaria_Mecanizada
http://www.progresso.com.br/not_view.php?not_id=34475