Seguidores

terça-feira, 25 de novembro de 2008

os negros em busca de seus direitos



No dia 20 de novembro comemora-se o dia da consciência negra. Ninguém nasce racista, o racismo começa em casa e nas relações sociais.
A escola é um espaço muito importante para se combater o racismo. Nos tempos em vivemos ainda podemos ver muitos casos de racismo, em toda a sociedade.
Com o fim da escravidão, os negros não ficaram totalmente libertos, deixaram de ser escravos, mas não lhes foi dado o direito ao trabalho digno, a sociedade, a educação e a saúde, foram excluído desses direitos. Devemos nos lembrar que os negros pertencem a uma única raça a raça humana.
O povo negro teve uma contribuição muito importante para o Brasil, foram os agentes construtores d, sem eles o Brasil não seria a nação que é hoje. Apesar de tudo isso a desigualdade continua. As cotas nas Universidades são consideradas medidas de reparação, compensação e de inclusão sócio-cultural. O desempenho de negros cotistas foi muito satisfatório na medida dos cursos tendo sido em alguns cursos até superior ao dos brancos.
Texto produzido pela Aluna Helena Basso da 3ª fase A da EJA " Educação de Jovens e Adultos" da Escola Municipal Armando Campos Belo"

terça-feira, 4 de novembro de 2008

PROJETO: MINHA ESCOLA, ONTEM E HOJE


A Minha Escola: Antes e Depois

A Escola foi fundada em 27-07-1990, porque nesta região havia uma grande número de crianças na faixa etária de escolaridade e as escolas próximos não teria vagas pra esta quantidade de alunos, também teria muitos adolescentes que iriam estudar em outras regiões distantes do bairro. Antes da construção da escola, aqui era um campo de futebol.
A diretora de hoje continua a mesma, pois na época ela foi indicada pela secretaria de educação. Passaram-se alguns anos e a lei exigiu que a direção fosse escolhida pela comunidade escolar, através do voto secreta.Pela tipologia da escola estar unidade escolar teve o direito de ter diretora e vice-diretora. Na minha opinião administrar a direção tem que amar o que faz, pois a Sirlei administra bem, esta escola é conceitoada entre as primeiras do município tantos pela administração quanto pela organização da vida funcional do aluno e dos funcionários. A comunidade tem todo o direito de escolher a direção que lhe convém administrar melhor pois é democrático o seu voto.
Teve vários avanços em prol de melhor para o aluno e para o professor e até mesmo para a comunidade, hoje temos uma biblioteca com vários livros para pesquisa, temos a sala de tecnologia, projetos da saúde local, dentistas que fazem um trabalho de conscientização para o aluno, e tratamentos odontológicos. Temos uma quadra de areia, campo suíço, mesas de ping-pong, projeto de xadrez, uma ótima alimentação acompanhada de nutricionista, projetos que os professores de todas as áreas que fazem um trabalho interdisciplinar.
O ensino aprendizado tem-se avançado muito nesta unidade escolar temos uma equipe de professores profissionais estão constantemente buscando novos cursos e metodologias diferenciadas para aprendizagem do aluno.Os educadores procuram trabalhar com metodologias dentro das tecnologias que facilitam a aprendizagem do aluno
Texto elaborado pelos alunos do 6º Ano turma A do periodo Matutino: Bruna Oliveira Alves, Flaviano, Tamiris Santos Nascimento, Vanildo, através de uma entrevista concedida pela Professora: Vanda Vicente Filho Machado.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

HISTÓRICO DA ESCOLA ARMANDO CAMPOS BELO




A Escola Municipal Armando Campos Belo, conhecida também como CEU do Santa Brígida, foi inaugurada no dia 29 de julho de 1990. Essa escola foi fruto de um projeto chamado de Centro Educacional Unificado (CEU), que surgiu a partir de uma discussão entre os profissionais da área da educação, engenheiros e técnicos da secretaria de obras com o objetivo de eliminar o déficit escolar no município de Dourados, sendo a pioneira do projetos de mais outros 8 CEUs.
O nome da escola foi uma homenagem à pessoa de Armando Campos Belo. Com uma área de 1980 metros quadrados, a escola passou a funcionar diuturnamente, fornecendo além de estudos, alimentação e atendimento médico odontológico.

HISTÓRICO DO BAIRRO SANTA BRÍGIDA


HISTÓRICO DO BAIRRO SANTA BRÍGIDA


Em 1986 surgiu o bairro Santa Brígida. O senhor Almir José dos Santos foi um dos primeiro morador da vila Santa Brígida. Quando ele chegou já tinha 20 casas com 20 famílias. O senhor Ronaldo e o Mário Leiteiro já eram alguns dos moradores mais velhos do bairro. O senhor Jocelino chegou aqui em 1962, quando aqui só existiam algumas casas madeira (tábua). Em 1990 foi fundado a Escola Municipal Armando Campos Belo, juntos à escola as creches e as linhas de ônibus foi instalada em 1992 na Rua Rangel Torres e daí veio o asfalto.

BIOGRAFIA DE ARMANDO CAMPOS BELO


ARMANDO CAMPOS BELO

Armando Campos Belo nasceu em Barcelona, Minas Gerais, aos 12 de maio de 1907 e faleceu em Dourados aos 06 de agosto de1989. Filho de Gaudêncio Marques de Araújo e Felisberta de Oliveira Belmonte. Era casado com Iracilda de Oliveira, com quem teve 6 filhos. Cursou o nível superior no Colégio Mariano em Minas Gerais, sua religião era a católica.
Veio para Dourados em 1937, onde foi professor, comerciante, político, promotor público em Dourados de 1951 à 1953. Fundador e vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Dourados em 29 de maio de 1945. Fundador da Seleta Sociedade Caritativa Humanitária em 15 de novembro de 1942. Secretário e tesoureiro da Prefeitura Municipal de Dourados. Fundador da indústria Laranja Azeda “Petitraim” ( Primeira Indústria de Dourados). Fundador do Centro Cívico Antônio João. Promotor Público da Câmara de Dourados e presidente do Diretório do PTB em Dourados em 1950.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

a busca de novos conhecimentos


Curso de formação em LIBRAS, ministrado pela Intérprete Cássia, com inicio em 25 de agosto é termino em 06 de outubro de 2008